Encontra-se em construção um passadiço, de madeira, com cerca de 1,2 km, com vista a dar continuidade ao ecocaminho já circulável, na Maia.
O troço em questão, que visa a ligação entre as estações de metro de Mandim e do Castêlo da Maia, tem a finalidade do processo estipulada para o mês de setembro, através de um investimento superior a 680 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.
O Ecocaminho corresponde a um troço da antiga linha ferroviária de Guimarães, integrado num percurso de aproximadamente 3,3 km, que tem como ponto de partida a Quinta dos Cónegos, na freguesia da Cidade da Maia, e de chegada o Apeadeiro de Mandim, na extinta freguesia de Barca, atual freguesia do Castêlo da Maia. O novo troço, que está a ser construído, vai precisamente ligar a estação de Mandim à Via Eng. Belmiro Mendes de Azevedo.
A extensão do percurso pedonal e ciclável será em madeira, com uma largura de três metros, acompanhando a linha de metro, garantindo sempre as condições de segurança com este meio de transporte. Este espaço será complementado com duas áreas de descanso, que terão bancos e papeleiras em madeira.
No seio das adições, surge também a criação de uma área de estadia e de um parque infantil dirigido às crianças, que conta com infraestruturas de apoio, nomeadamente de um ponto de água potável, junto à antiga estação ferroviária da Maia.
Assim, a reconversão deste canal em circuito pedonal/ciclável servirá para caminhar e andar de bicicleta, englobando adultos e crianças e, para garantir a segurança de todos os utilizadores, durante todo o percurso pedonal é proibido o acesso a veículos motorizados.