O Ministério da Administração Interna anunciou ontem que entre quarta e quinta-feira foram detidas 17 pessoas pelo crime de desobediência.
Desde a primeira declaração do Estado de Emergência, a 22 de março, foram detidas 175 pessoas pelo crime de desobediência e encerrados 1 931 estabelecimentos comerciais.
No final da tarde desta quinta-feira, o Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que, nas passadas 24 horas, 17 pessoas foram detidas por crime de desobediência, designadamente, por violação da obrigação de confinamento obrigatório e por outras situações de desobediência ou resistência. Entre quarta e quinta-feira, foram encerrados 16 estabelecimentos “por incumprimento das normas estabelecidas”.
Segundo o MAI, desde que o estado de emergência foi renovado, a 3 de Abril, foram detidas 67 pessoas por este crime. Destas 67, 18 estão relacionadas com desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 29 com desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, 8 com desobediência ao encerramento de estabelecimentos, 1 por resistência e 11 por violação da cerca sanitária de Ovar.
Recorde-se que entre 9 e 13 de abril não vai poder sair do concelho onde reside. A única exceção é mesmo para quem vai trabalhar ou resida num dos concelhos que têm descontinuidade territorial e a deslocação implica o atravessamento.