A Câmara da Maia aceitou a solicitação do Comando Metropolitano do Porto da PSP para realojar a 4ª Esquadra de Investigação Criminal daquela força de segurança e, no passado dia 13 de junho, decorreu o ato simbólico da entrega das instalações municipais.
A 4ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP, estrutura com um âmbito de atuação metropolitano, estava instalada de forma muito deficiente num outro espaço municipal vizinho. Assim, após a aceitação por parte do Presidente da autarquia maiata, António Silva Tiago, a 4ª Esquadra de Investigação Criminal vai se instalar num piso inteiro, cedido em regime de comodato, num edifício municipal, anteriormente ocupado pelos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Maia.
A área de ocupação do espaço é de 448.00 m2, composta por 10 gabinetes e uma sala de interrogatório e reconhecimento, isolada acusticamente. O investimento municipal rondou os 86 000 €.
“A Câmara Municipal da Maia está sempre disponível para ajudar a criar condições para que as forças de segurança possam cumprir a sua missão pública e desempenhar as suas funções nas melhores condições possíveis, contribuindo desse modo para facilitar o trabalho da Polícia de Segurança Pública, em prol da segurança dos cidadãos e dos seus bens, combatendo a ilicitude e a criminalidade através de uma ação de proximidade, visível e persuasiva, que nos deixa a todos mais tranquilos e confiantes nas nossas forças de segurança. É por isso que a Câmara Municipal da Maia está sempre disponível para cooperar com a PSP”, afirma o presidente António Silva Tiago.
A 4ª Esquadra da Unidade Investigação Criminal fica assim concentrada na Maia, no Piso 2 do Edifício Lidador, na Avenida Lidador da Maia, em Águas Santas, apenas provisoriamente, uma vez que este serviço policial, bem como a Divisão Policial da Maia, será transferido para um novo edifício que será construído no Centro da Maia, estando prevista a sua conclusão para 2025.