O Grupo de Danças e Cantares Nossa Senhora de Guadalupe tem agendada para o dia 7 de outubro a realização da 8ª edição da Tradicional Desfolhada Guadalupe. O evento terá início às 18:00h na casa da Família Maia, localizada em Águas Santas.
A desfolhada é um antigo trabalho agrícola em que se separa a espiga ou maçaroca da planta de milho. Contrariamente ao que a sua celebração festiva possa indicar, trata-se de um labor árduo e exigente, que envolve todos os membros da comunidade, desde adultos a crianças. As espigas desfolhadas são posteriormente acumuladas em cestos de verga ou de costelas e, quando estes estão cheios, o seu conteúdo é transferido para o canastro ou espigueiro.
Uma vez terminado o trabalho, é tradição que os proprietários da casa ofereçam aos participantes uma generosa merenda. Esta inclui, frequentemente, pão de milho ou centeio, azeitonas, iscas de bacalhau ou sardinha assada, e claro, o vinho não pode faltar, sendo servido numa cabaça. A merenda é habitualmente acompanhada por música, proporcionada por quem saiba tocar a concertina, dando início ao baile. Na região do Minho, é impensável realizar qualquer tarefa agrícola sem que esta seja seguida ou acompanhada por cantos e danças.