Em comunicado, a Junta de Freguesia do Castêlo da Maia contestou a mudança do centro operacional do INEM, a funcionar na Unidade de Saúde do Castelo da Maia, para instalações próprias da Cruz Vermelha, localizadas na Cidade da Maia.
No documento assinado pelo Presidente, divulgado nas redes sociais, a Junta de Freguesia lamenta “não ter sido ouvida no processo”, entendendo que deveria “ter sido auscultada”. O Presidente da Junta, Manuel Azenha, revela ainda que existe “dificuldade em compreender os argumentos apresentados” que sustentam a mudança. No final do texto, a Junta de Freguesia manifesta “total disponibilidade” para “encontrar uma solução” que não leve à saída do INEM da freguesia.
Recorde-se que o objetivo desta alteração seria melhorar a eficácia do INEM, que se debate com trânsito nas saídas do Castêlo da Maia, em particular na EN14 e melhorar as instalações, incluindo parqueamento para ambulâncias, zona de descanso para os socorristas, cozinha, balneários e sala de formação.