População maiata tem vindo a denunciar regularmente, nas redes sociais, vários casos de acumulação de lixo nas ruas. O Notícias Maia identificou um desses locais que, poucas horas depois de ter sido limpo pelos serviços competentes, já tinha novamente lixo depositado.
Há locais onde o lixo se acumula, como se de uma lixeira se tratasse. O Notícias Maia acompanhou um, em frente ao Infantário de Vermoim, na Rua Central do Sobreiro.
Neste caso, um morador contactou a Junta de Freguesia da Cidade da Maia, que encaminhou a situação para os serviços competentes da Câmara Municipal da Maia. O município procedeu à limpeza do local, onde há vários dias se amontoava lixo, como se de uma lixeira a céu aberto se tratasse.
Horas depois de limpo, já era possível encontrar mais lixo acabado de despejar no lugar.
Atitudes de desleixo e conduta impropria de algumas pessoas, aliadas à falta de um comportamento cívico mais responsável e mais adequado na preservação da salubridade pública não deixam boa imagem, muito menos ajudam à preservação ambiental. São vários os casos de denúncias que chegaram à redação nos últimos dias, reportando lixo amontoado e espalhado pelas ruas do concelho. Nem mesmo a abundância de papeleiras e ecopontos demove a contaminação dos espaços. O acumular de resíduos pode eventualmente levar ao aparecimento de pragas.
A Maiambiente, que pode ser contactada através do 229478130, presta serviços sob marcação de recolha porta-a-porta de resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, objetos volumosos e resíduos de jardim.