A Comissão Europeia vai apoiar financeiramente 14 projetos europeus, três dos quais são portugueses, sendo um deles originário da Maia. Em causa estão 34 milhões de euros.
A Sakthi Portugal, localizada em Vermoim, hoje freguesia da Cidade da Maia, foi contemplada com 1,1 milhões de euros para apoiar o projeto “Digimat”, propondo-se a desenvolver “soluções inteligentes para materiais digitais na indústria automóvel”.
As empresas portuguesas Sakthi Portugal, Visionware e RTP participam em três projectos que vão receber 1,1, 2,2 e 2,4 milhões de euros, respectivamente, de fundos europeus. O montante é atribuído no âmbito do instrumento FTI – Fast Track to Innovation, financiado pelo programa Horizonte 2020, tutelado pelo comissário europeu Carlos Moedas.
A RTP apresentou o projecto “Enhanceplayer”, que consiste numa ferramenta de inteligência artificial que melhora a qualidade do vídeo e limita o tráfego de internet vinculado ao streaming de vídeo. A Visionware submeteu o projecto “Scene”, tratando-se de uma plataforma móvel aberta para aplicações de cidades inteligentes na área da segurança.