A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a enviar, durante o dia de hoje, SMS para os telefones dos residentes nos Distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo, alertando para o risco extremo de incêndio rural.
Na sequência da decisão do Centro de Coordenação Operacional Nacional de elevar para o nível vermelho o estado de alerta especial para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (o qual representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro), a ANPC emitiu um aviso à população por SMS, de modo a informar os cidadãos acerca da situação de risco extremo de incêndios rurais.
Na mensagem escrita cujo remetente é AvisoPROCIV, a Proteção Civil aconselha, em caso de dúvida, o contacto para o 800 246 246 ou, em alternativa, www.prociv.pt
De acordo com o Observador, estes SMS demoram cerca de 12 horas a chegar aos destinatários, desde que a ordem é emitida pela Proteção Civil ao envio da mensagem por parte das operadoras.
No início do més, os primeiros alertas por SMS, enviados pela Proteção Civil para os telemóveis nos distritos de Beja e Faro, chegaram com o contacto errado. O número de telefone escrito nas mensagens de texto não era da Proteção Civil, mas sim da Glasssdrive, uma empresa de reparação de vidros de automóveis.