Uma série de perfis falsos, criados este mês na rede social Facebook, está a utilizar o nome da atleta sem qualquer autorização, na tentativa de promover um evento que não existe.
Na sequência de publicações nas redes socais, a convocar manifestantes para uma suposta demonstração na Maia, o nome da campeã olímpica foi ilegitimamente usado, tendo a atleta sido falsamente apontada como principal organizadora do evento.
Fonte próxima da atleta, abordada pelo Notícias Maia, afirma desconhecer por completo o evento ou os seus pretensos organizadores, não tendo nunca sido contactada pelos mesmos.
Em comunicado, emitido pela Academia Fernanda Ribeiro, a medalha de ouro olímpica dos 10000 metros em Atlanta, afirma que o nome da mesma “em momento algum deve estar associado” ao evento.
Fernanda Ribeiro demarca-se inteiramente da situação, assegurando que “em nada se revê e não compactua com este tipo de manifestações, deixando claro que considera um abuso a utilização do seu nome sem consentimento”.
Estes perfis falsos atuam principalmente em grupos de conteúdo direcionado para os maiatos.
Um dos perfis da rede social Facebook, denominado “Hélder Guedes” anuncia que a atleta estará presente e é, segundo o que o nosso jornal apurou, um perfil falso. Igualmente, José Silva, que afirma ser Fernanda Ribeiro “a líder da manifestação”, foi criado apenas com o intuito de disseminar informação falsa, não correspondendo a uma pessoa real.