Reconversão da fábrica de tintas líquidas da CIN, na Maia, vai permitir produção anual de oito milhões de litros, a partir deste mês. A CIN – Corporação Industrial do Norte, S.A. está sediada na Maia, onde estão instalados a sua principal fábrica de tintas líquidas, o centro de investigação e desenvolvimento e o centro de distribuição.
A CIN investiu 7 milhões de euros na reconversão da sua unidade fabril da Maia, visando a introdução de um conceito inovador a nível internacional no sector, refere a empresa em comunicado.
Recorrendo a métodos e tecnologias ligadas e controladas em rede, que proporcionam elevados níveis de automação, eficiência, precisão e fiabilidade, com um consequente aumento da produtividade e uma redução do lead time (ciclo produtivo), a capacidade instalada da fábrica passa a ser de 4 milhões de litros/ano em laboração de um só turno, sendo possível duplicá-la com a introdução de um segundo turno.
As alterações irão beneficiar as unidades de negócio de Protective Coatings e de Indústria da CIN, que representam 48% do volume de vendas, tendo expressão sobretudo em mercado internacionais como Espanha, Roménia, Turquia, México e África do Sul.
A implementação deste novo conceito de ‘fábrica inteligente’ implicou a aquisição de tecnologias produtivas state-of-the-art que, estão equipadas com módulos de processamento e comunicação de dados que vão viabilizar a implementação de métodos de controlo e decisão em rede.
As alterações passaram ainda por um novo layout da nave central da fábrica e uma ampliação daquela unidade, que ganha mais 1023 m2 de área de armazenagem fechada e mais 662 m2 de área aberta, passando a funcionar com 3 cais, um drive-in e um comboio logístico.