A Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho inaugura no dia 26 de outubro um Centro de Leitura Especial (CLE).
Segundo o Manifesto da Ifla/Unesco sobre Bibliotecas Públicas, de 1994, “os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos utilizadores que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes, como por exemplo minorias linguísticas, pessoas deficientes, hospitalizadas ou reclusas. Todos os grupos etários devem encontrar documentos adequados às suas necessidades.”
O Centro de Leitura Especial tem como objetivo criar condições de acesso à informação para cegos, amblíopes e pessoas com incapacidade permanente ou temporária (deficientes, idosos…).
Com este novo espaço, na nossa biblioteca, pretende-se motivar o público-alvo para a leitura, suprir a falta de produção bibliográfica em suportes especiais (braille, suportes magnéticos e digitais) e permitir um serviço de apoio à comunidade nas questões relacionadas com a problemática da deficiência.
O CLE dispõe de recursos para utilizadores cegos, nomeadamente Jaws com SMA – Leitor Ecrã, Linha braille c/ Bluetooth, OCR – Open book, Basic-D, impressora braille. Para os utilizadores com baixa visão dispõe dos seguintes recursos: ZoomText 10.1 (Aplicação/Leitura), Teclado ampliado, com fios, Topaz XL HD – Aplicador de caracteres (20 Polegadas).