Ontem, dia 5 de abril, pelas 19.00h, foi inaugurada uma exposição comemorativa dos 500 anos do Foral da Maia. Esta estará patente até dia 27 de abril, na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.
“500 anos do Foral da Maia – O Foral da Maia Viaja” é uma exposição do enquadramento histórico do Foral da Maia, composta por 16 painéis explicativos (4 dispositivos paralelepipédicos com 4 faces cada) que permitem a itinerância por vários locais do concelho durante os 3 anos das celebrações.
A inauguração contou com palestra e visita guiada da responsabilidade de José Augusto Maia Marques.
Entre 28 de setembro de 2019 a 31 de dezembro de 2021 estará patente no Museu de História e Etnologia da Terra da Maia uma exposição sobre este tema dos 500 Anos do Foral da Maia.
Os Forais foram, desde antes da nacionalidade até ao reinado de D. Manuel I, documentos fundamentais não só para a estruturação do território como para a regulação da vida social e económica.
Assim, a história dos Forais é a história do território e das suas gentes.
A exposição “O Foral da Maia viaja” propõe-nos um percurso pelos Forais e pela sua história, desde os que foram conferidos pelos nossos primeiros monarcas até aos que foram outorgados pelo rei D, Manuel I, após uma ampla reforma daqueles documentos, com destaque para o Foral da Maia dado a 15 de dezembro de 1519.
Com imagens, textos e quadros, procura-se fazer compreender a estrutura, o modo de funcionamento e a importância destes documentos para o despontar de um novo esquema administrativo do território nacional, que só viria a alterar-se na primeira metade do século XIX com a reforma de Mouzinho da Silveira.
Ficha Técnica:
Organização: Câmara Municipal da Maia – Pelouro da Cultura;
Coordenação geral: Mário Nuno Neves;
Coordenação Executiva: Sofia Barreiros;
Comissão Científica e Produção de Conteúdos: José Augusto Maia Marques, Coord., Rui Menezes;
Consultadoria artística: Cláudia Melo;
Gestão de Itinerância: Margarida Fonseca.