A 38ª edição do Fazer a Festa – Festival Internacional de Teatro para a Infância e Juventude, vai decorrer de 28 de Maio a 3 de Junho de 2019, organizada pelo Teatro Art´Imagem, nos vários espaços da Quinta da Caverneira, em Águas Santa/Maia.
Esta edição dá seguimento ao novo figurino que foi apresentado o ano passado, voltando o Festival a focar-se na apresentação de espectáculos, companhias e criadores e no debate sobre a actualidade, um fórum anual dos que fazem, pensam, escrevem, divulgam e acompanham regularmente o teatro dirigido especialmente aos pequenos e jovens públicos.
Durante sete dias serão apresentados seis espectáculos diferentes em sete sessões programadas, sempre seguidos de conversas com os espectadores que denominamos “Vozes do Público”.
As companhias participantes, seis no total, são as portuguesas Teatro do Noroeste-CDV, de Viana do Castelo; Fértil Cultural de V.N. de Famalicão e Quinta Parede, de Matosinhos e as espanholas vindas de várias regiões, Karlik Danza Teatro/La Nave del Duende, da Estremadura, Fundición de Sevilha & Oriolo, da Andaluzia e Txo Títeles, da Catalunha.
Os espectáculos e companhias seleccionados apresentarão peças de disciplinas teatrais e de autores e encenadores diversos, numa mistura de trajectos teatrais já consolidados e outros mais jovens, com temas e abordagens contemporâneas e que não esquecem o mundo em que vivemos.
Durante a semana os espectáculos decorrerão às 21h30 permitindo assim que crianças e jovens vejam os espectáculos com os seus familiares adultos e, ao fim de semana durante a tarde. As peças programadas para a tarde decorrerão ao ar livre no espaço da Quinta e no Auditório.
Uma Exposição “Ex-votos Teatrais – José Caldas, 40 anos de Teatro” e uma Homenagem a este autor e encenador brasileiro que escolheu há muito exercer a sua atividade artística em Portugal, abre o Festival.
Ainda no primeiro dia, com a presença de mais de duas dezenas de elementos que representam companhias, Festivais de Teatro, espaços e programadores, associações de teatro para a infância e Juventude, revistas e autores ou ensaístas, vindos de todo o País e de Espanha, sem esquecer a Galiza, falarão numa Tertúlia/Encontro sobre o tema “O lugar da Palavra no Teatro para os jovens públicos”.
Durante três dias (quarta, 28, quinta e sexta 30 e 31 de Maio e às 17h30) na Biblioteca, decorrerá um programa de apresentação e divulgação do trabalho artístico de cinco companhias de teatro e um Festival, Te-Ato de Leiria; Festival I/D´Orfeu, de Águeda; Casa da Esquina, de Coimbra; Carruagem, do Porto, PIM Teatro de Évora e Teatro O Bando, de Palmela.
Uma Feira do Livro e de Textos de Teatro para os mais novos decorrerá durante esta edição.
No dia derradeiro do Festival teremos o “Último Acto”, uma reflexão crítica sobre os espectáculos e programação apresentados, onde dois criadores convidados que assistiram a todos as peças, irão partilhar e debater com todos a sua opinião.
Pelas 18h00, 3 de Junho, antes de um encontro final de confraternização que juntará os participantes no Fazer a Festa, o Teatro Art´Imagem apresentará os exemplares nº 1 e 2 dos “Novos Cadernos Fazer a Festa” que darão a conhecer as actas dos debates e encontros que o Festival tem vindo a realizar e versarão também diversos aspectos do teatro para os mais novos, saindo, a partir de agora em cada edição do Festival.
Um Festival que junta a apresentação de espectáculos e um conjunto de mais de meia centena de profissionais e criadores em encontros, debates, exposições e publicações, que se pretende possa constituir no futuro uma espécie de “observatório” da actualidade e memória do teatro que se fez, que se faz e que se deve fazer para os mais novos públicos.
Um Fazer a Festa que não esquece a memórias dos seus 38 anos ininterruptos de edições e que está no presente com os olhos posto no porvir.
O festival é financiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes), pela Câmara Municipal da Maia e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.