O Colégio Externato Imaculada Conceição é um projeto educativo de matriz cristã, localizado na Maia. No início de maio estivemos no Dia Aberto deste estabelecimento de ensino que juntou as famílias e escola. Ficamos a conhecer melhor esta instituição que mudou recentemente os órgãos diretivos, mas mantém o acompanhamento e crescimento das crianças e a sua educação, segundo valores Cristãos. Falamos com o seu diretor, Luís Fernandes, com Ivo Manuel Pinheiro, pai de uma aluna de 7 anos, com Hugo Gonçalves, professor do 2º ciclo, com a Tucha, educadora que trabalha no colégio há já 30 anos e com a Maria Leonor, aluna do 6º ano.
O professor Luís Fernandes é o Diretor do Colégio. Com 39 anos, nascido na Figueira da Foz, é licenciado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, tem um Mestrado em Estética Filosófica na Universidade do Porto e um Master em Direção de Colégios pela Universidade Villanueva.
NM: Há quanto tempo existe o Colégio Externato Imaculada Conceição?
LF: O colégio tem cerca 70 anos e foi até há pouco tempo propriedade da Congregação das Religiosas Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada. Em dezembro de 2018 foi adquirido pela Fundação Arenales, uma fundação sem fins lucrativos sediada em Espanha com vários colégios em países como Espanha, Alemanha e Bulgária, Angola, sendo este o primeiro em Portugal. Assumimos o compromisso de continuarmos o projeto educativo já existente, fazendo a atualização para os dias de hoje.
NM: Qual a oferta educativa atual do Colégio Externato Imaculada Conceição?
LF: Temos uma oferta educativa que vai da creche até ao sexto ano. Estamos a estudar a possibilidade de a curto ou médio prazo, abrir o 3º ciclo. De momento contamos com 198 alunos, provenientes na sua maioria da Maia e Matosinhos, apoiados por 22 docentes. Para o próximo ano letivo estamos á espera de um aumento do número de alunos e atualmente temos essa capacidade.
Leia o artigo completo na edição número 2 da revista Notícias Maia, disponível em mais de 180 pontos de venda.