Os desafios de hoje são incomparavelmente mais complexos que os de ontem e temos de estar preparados para um amanhã a desmascarar as fragilidades a que Portugal tem sido submetido nos últimos anos.
Numa sociedade moderna e democrática, o serviço público deve ser um foco de permanente escrutínio e melhoria.
Hoje, os serviços públicos em Portugal são chamados a reinventarem-se na ação, a prepararem-se no planeamento e na antecipação de cenários de contingência, tendo em conta os riscos que pairam sobre o país, a acumular com o crescente nível de exigência dos cidadãos. De entre todos, as autarquias são as mais visadas em matéria de capacidade de resposta, eficiência e comunicação direta com as pessoas.
Alguns municípios, como a Maia, têm vindo a ser chamados a substituir o governo central, em nome da capacidade de gestão e melhor eficiência governativa, o que coloca as autarquias sobre fortes exigências de rigor e competência técnica.
A hora é de determinação e coesão. É o momento de chamar todos a concentrar energias em objetivos comuns. É ainda tempo de visões coletivas inequívocas, de comunicação permanente com as populações, de reforço da convergência de interesses num desígnio público claro e transparente, de união das equipas e da qualidade dos serviços públicos prestados.
O desígnio atual das estruturas do poder local não poderia ser melhor descrito do que pelas palavras de Henry Ford: “juntar-se é um começo, permanecer juntos é um processo e trabalhar juntos é um sucesso.”
Assim o é, e terá de continuar a ser, na Maia! Porque à Maia exige-se manter, e porque não reforçar, a tradição de liderança nos rankings de desenvolvimento e de qualidade de vida.
Na Maia estaremos seguramente prontos para, sempre que solicitado, continuar a corresponder com respostas de excelência. Essa garantia é transmitida às Maiatas e aos Maiatos. É para isso que existimos enquanto equipa. É também por isso que escolhi prestar o serviço público no que entendo ser o seu patamar mais elevado, efetivo e eficaz: a governação autárquica.
E o sucesso? O sucesso do serviço público passa pela determinação e coesão, dois pilares da equipa autárquica a que pertenço.
Emilia Santos
Vereadora da Câmara Municipal da Maia