Nos dias 24 e 25 de agosto, entre as 09h00 e as 23h00 na Praça 5 de Outubro, decorre a Feira das Cebolas. O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, através desta recriação da tradicional Feira das Cebolas, pretende promover uma tradição secular.
Serão vários os espaços e vivências da tradicional Feira das Cebolas a serem retratados num momento de festa, de convívio e o encontro de pessoas. Os objetivos da recriação desta feira secular, passam pela sensibilização da comunidade para a defesa e salvaguarda do património material e imaterial da Maia. O município, em comunicado, explica que pretende desta forma “perpetuar as memórias do passado, herdeiras de um pilar basilar da cultura de um povo, de uma gente e dum espaço que lhes pertence”.
A Feira das Cebolas terá lugar nos dias 24 e 25 de agosto, das 9 às 23 horas, no espaço envolvente ao Monte de Santo Ovídio e do Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, na Vila do Castêlo da Maia, inserida nas Festas em Honra de Santo Ovídio, organizadas pela Junta de Freguesia da Vila do Castêlo da Maia.
A feira contará com momentos dedicados à venda de cebolas, com atividades ao vivo de gastronomia tradicional (confecionado no local), Doçaria e Pão tradicional, Fumeiro, Olaria, Rusgas (com a participação de grupos Regionais e Folclóricos da Maia).
A entrada é gratuita.