A Feira Medieval está de regresso ao Mosteiro de Leça do Balio do dia 4 a 8 de setembro. Esta 14ª edição conta com mais um dia de feira medieval e com a recreação do casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles.
A 14ª edição da Feira Medieval de Matosinhos, também conhecida como Feira Medieval de Leça do Balio, está de regresso e arranca já a partir do dia de hoje. Este ano, além do habitual entretenimento e restauração, os “Hospitalários no Caminho de Santiago” vão contar com mais um dia de festa, passando de 4 para 5 dias, e também com a recriação do casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles.
Outra novidade, segundo o comunicado lançado no site oficial da Câmara Municipal de Matosinhos, é também a existência de uma aplicação informática onde vão estar “informações sobre esta recriação histórica que a Câmara Municipal de Matosinhos organiza”. Para o papel principal deste casamento real, a feira medieval vai contar com a participação dos atores Vítor de Almeida e Rita Camarneiro.
Este certame surgiu para promover os Caminhos de Santiago no concelho e também para divulgar o Mosteiro de Leça do Balio. Este mosteiro, cujas origens remontam ao século X, é um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal. Ainda hoje, este Mosteiro continua a ser um local de passagem para quem percorre os Caminhos de Santiago.
O programa de atividades deste ano vai contar, como é já comum, com um espaço dedicado aos mais novos. Neste local, os mais jovens vão poder realizar inúmeras atividades lúdicas e ateliês de componente pedagógica. Na programação do evento, que pode ser consultada no website da Câmara Municipal de Matosinhos, a organização afirma que os visitantes vão poder ainda somar “animação, música e dança, visitas guiadas ao património, torneios a cavalo, treinos de armas e de aves, entre muitas outras atividades“.
Desta quarta, dia 4, a domingo, dia 8, a Feira Medieval de Leça do Balio espera receber milhares de visitantes e bater as 95 mil pessoas que passaram pelo evento em 2018.