A Feira do Livro nos jardins do Palácio de Cristal abriu esta tarde, dia 6, e dura até 22 de setembro. A entrada é gratuita.
Durante mais de duas semanas, os visitantes da Feira do Livro vão poder descobrir o que as cerca de 130 bancas têm para oferecer ao mundo literário. Ao longo da habitual avenida das Tílias, o público vai ter acesso às já referidas bancas mas também a um sem número de atividades que pode ser consultado na programação oficial da Feira do Livro.
Este ano, a Feira do Livro do Porto, vai homenagear o pensador e ensaísta Eduardo Lourenço. Segundo o site oficial da Câmara Municipal do Porto, a homenagem tem como propósito dedicar estes 17 dias a momentos de “reflexão sobre os mais variados temas que preocupam o Mundo, tomando precisamente como exemplo o espírito interpelador do homenageado”. Neste sentido, a homenagem pretende ir além de uma cerimónia de “atribuição da tília de homenagem”, tornado-se portanto em dias de pensamento crítico e “sessões focadas na personalidade”.
A inauguração da Feira do Livro do Porto conta, à semelhança de anos anteriores, com a visita de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, assim como do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
Entre as várias atividades e o espaço de leitura, a Feira do Livro vai estar composta, como é habitual, com uma zona de restauração e vários momentos dedicados aos mais novos. Até dia 17 deste mês, os jardins do palácio de Cristal vão ter também “ciclos de cinema, uma exposição e ainda numerosas oficinas, ações de programa educativo e de animação”.