O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal de Matosinhos, ontem, dia 23 de setembro, deteve um casal de 47 anos e 43 anos, pelos crimes de extorsão e burla qualificada, no concelho da Maia.
A GNR foi alertada para a possibilidade de ocorrer a prática de uma burla direcionada a uma empresa da Maia. Os militares deslocaram-se de imediato às imediações da empresa, tendo intercetado um casal que tinha como propósito receber três cheques relacionados com uma suposta dívida, tendo na sua posse documentos com contratos e cancelamentos de serviços, que se revelariam falsos, os quais deveriam ser assinados pela empresa à qual se dirigiram para cobrar a referida dívida.
Em comunicado, a GNR informa que na sequência das diligências policiais, foi possível apurar que os suspeitos atuavam como sendo funcionários de uma empresa de publicidade, e assim contactavam empresas nos distritos do Porto, Aveiro e Viseu, para as confrontar com dívidas relacionadas com supostos contratos de publicidade assinados anos antes, referentes a um determinado site online. Quando as empresas se negavam a pagar os montantes o casal ameaçava com o início de processos judiciais.
Além dos documentos falsos da empresa onde foram intercetados, os suspeitos tinham outros documentos, idênticos aos anteriores, respeitantes a outras empresas, que também iriam ser alvo da mesma burla.
Durante esta ação policial foram apreendidos vários documentos falsos e quatro telemóveis.
Os suspeitos foram detidos, e encontram-se neste momento a ser presentes no Tribunal Judicial da Maia, para aplicação de medidas de coação.