O jovem autor esteve na Biblioteca Municipal da Maia em Janeiro num encontro onde apresentou o livro premiado Pão de Açúcar.
O prémio José Saramago é atribuído pela Fundação Círculo de Leitores, a cada dois anos, a jovens autores que escrevam uma obra literária em língua portuguesa. Este ano o premiado foi Afonso Reis Cabral, um jovem de 29 anos que já havia ganho o prémio Leya em 2018. Pão de Açúcar foi lançado em setembro de 2018 e agora, em outubro de 2019, foi o escolhido para ganhar o prémio José Saramago que representa um valor de 25 mil euros para o autor.
“Em Fevereiro de 2006, os Bombeiros Sapadores do Porto resgataram do poço de um prédio abandonado um corpo com marcas de agressões e nu da cintura para baixo” – É esta a premissa para o livro galardoado. O caso da transexual Gisberta que fora morta por espancamento em 2006 já foi o centro de várias publicações litarárias e, agora, pela escrita de Afonso Reis Cabral, chega no formato de romance.
Pão de Açúcar havia sido apresentado aos maiatos em janeiro deste ano através de um “Encontro com o Escritor”. Neste evento, Afonso Reis Cabral teve oportunidade de apresentar e explicar este romance verídico que aborda o caso do assassinato da transexual Gisberta.