O Jantar Manuelino “500 anos do Foral da Terra da Maia” acontece este sábado, dia 26, na Escola Secundária do Castêlo da Maia.
A iniciativa partiu da Real Confraria Gastronómica das Cebolas que com a colaboração do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, da Câmara Municipal da Maia, da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia e da Cooperativa Agrícola da Maia, organizaram este jantar temático.
Este Jantar Manuelino acontece no âmbito das comemorações dos 500 anos do Foral da Terra da Maia, e marca a época em que reinava D. Manuel I de Portugal. Para envolver os participantes no tema, será servida uma ementa que tentará aproximar-se da época manuelina. A refeição será preparada pelos alunos do curso de cozinha e pastelaria da Escola Secundária do Castêlo da Maia. A organização não revelou a ementa em concreto mas garante que haverá várias surpresas ao longo deste evento.
Além do jantar será ainda possível visitar a exposição itinerante dos 500 anos do foral que tem percorrido vários pontos e que, no próximo sábado, estará na Escola Secundária do Castêlo da Maia.
O jantar tem hora prevista de começo para as 20:00h e os bilhetes, com um custo de 15€, estão disponíveis na Junta de Freguesia do Castêlo da Maia.
Sobre a Confraria Gastronómica das Cebolas
“Criada em 2015, a Real Confraria Gastronómica das Cebolas visa perpetuar o nome e tradição da Feira das Cebolas e tem como objetivo defender e divulgar as qualidades e virtudes das cebolas na gastronomia tradicional, através das receitas originais, dos modos de confecionar pratos regionais bem como através da inovação com o bom uso da cebola”