Os dois homens já foram interrogados e foi-lhes aplicada a medida de coação que obriga o afastamento da vítima.
Dois homens de 59 e 62 foram detidos ontem, dia 11 de novembro, depois de uma investigação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas do Porto, ter concluído que ambos os homens exerciam violência contra as suas esposas.
Ambos residentes no concelho da Maia foram presentes ao 1º interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Matosinhos no dia da detenção e já conhecem as medidas de coação. Estão ambos obrigados ao afastamento da residência, à proibição de contacto por qualquer forma ou meio com a vítima, e não se podem aproximar da mesma num raio de 100 metros.
Ao que o Notícias Maia teve acesso, nesta investigação por violência doméstica, os militares da GNR apuraram que o suspeito de 62 anos, nos últimos quatro anos exerceu violência física e psicológica contra a sua esposa, de 59 anos, “havendo uma escalada de violência física nos últimos meses, com puxões de cabelo, pontapés e estalos na cara, ameaçando-a de morte com recurso a uma arma branca”.
No segundo caso, foi apurado que o suspeito de 70 anos, durante os últimos dez anos de casamento, maltratou física e psicologicamente a vítima, a sua esposa de 66 anos. No comunicado enviado pelo Comando Territorial do Porto pode ler-se que o suspeito era “consumidor habitual de bebidas alcoólicas, injuriava e ameaçava a vítima de morte, chegando a agredi-la com um ferro na cabeça2.
Este caso é conhecido poucos dias depois de um homem, de 63 anos, ter também sido detido por violência doméstica contra a sua esposa.