Há 825 militantes do Partido Social Democrata da Maia com quotas pagas, o que representa cerca de 67% do universo de inscritos.
Segundo dados divulgados pelo PSD Maia, terminado o prazo para pagamento de quotas e de acordo com a informação fornecida pela sede nacional do partido, o universo eleitoral maiato é de 825 militantes.
Este número faz com que a Maia represente a oitava maior concelhia laranja a nível nacional, em termos de militantes com quotas em dia, e a terceira dentro do distrito do Porto. Ainda no distrito, a Maia é a concelhia com maior percentagem de quotas pagas, superando os 67% e sendo mesmo a única secção onde mais de 2/3 dos militantes pagaram as suas quotas.
Os dados provisórios do partido indicam que apenas 40 mil militantes sociais-democratas, num total de mais de 107 mil militantes ativos, vão poder votar nas diretas de janeiro de 2020.
No site “PSD ao segundo”, estão contabilizados 40.451 militantes com quota válida no mês da eleição, janeiro de 2020, num total de 107.373 militantes ativos (que tenham pago pelo menos uma quota nos últimos dois anos). Ou seja, estão em condições de votar nas diretas de 11 de janeiro – com uma eventual segunda volta uma semana depois – pouco mais de 36% dos militantes ativos a nível nacional.
A distrital do Porto, como é habitual, regista o maior número de militantes em condições de votar, 7.632 (18,87% do total), seguindo-se Lisboa Área Metropolitana, com 5.747 (14,2% do total).
São candidatos o atual presidente, Rui Rio, o antigo líder parlamentar, Luís Montenegro e o atual vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz.