A Guarda Nacional Republicana está a realizar operações de trânsito e segurança rodoviária em vários distritos, incluindo a zona do Grande Porto. A operação “Peão em Segurança” quer reduzir comportamentos de risco que possam colocar os peões em perigo.
Nos dias 14 e 15 de janeiro, a GNR estará realizar operações de trânsito e segurança rodoviária em vários distritos, com especial incidência nos distritos de Aveiro, Braga, Faro, Lisboa, Porto e Setúbal. Esta operação consiste na execução de ações de fiscalização e sensibilização.
O grande desta ação é “contribuir para a melhoria das condições de segurança e mobilidade dos peões, incutir comportamentos mais seguros por parte de todos os utentes e prevenir a ocorrência de acidentes de viação por atropelamento“.
A ação de fiscalização e sensibilização vai incidir nos seguintes pontos: Estacionamento indevido nos passeios e em outros locais destinados ao trânsito de peões; Estacionamento a menos de 5 metros ou em passagem assinalada para a travessia de peões; Desrespeito pela sinalização luminosa; Excesso de velocidade; Condução sob a influência do álcool; Não utilização dos sistemas de iluminação e sinalização, ou que apresentem anomalias; E a utilização indevida do telemóvel.
Da análise dos dados da sinistralidade no ano 2019, a GNR registou 2 467 atropelamentos, que provocaram 54 vítimas mortais e 228 feridos graves, o que representa um aumento de 4% no número de vítimas graves relativamente ao ano anterior. Nesta altura do ano, segundo a GNR, “os atropelamentos assumem uma particular preocupação, devido ao facto do maior volume de tráfego automóvel e pedonal coincidir com o período do anoitecer ou início da noite (17:00h às 20:00h).