A VI Cimeira da Educação aconteceu no dia 4 de fevereiro e juntou mais de 70 agentes educativos interessados em melhorar o futuro da educação na Maia. Esta edição foi a mais participada das 6 efetuadas.
A VI Cimeira da Educação é um fórum alargado de reflexão e discussão que reuniu, desta vez, com o propósito de fazer o balanço dos projetos LUDI+ e PEPPA – Primary English Practice Programme. Ambos com cariz educacional e em atuação no concelho da Maia.
O primeiro, dedicado às crianças da educação pré-escolar que beneficiam do serviço de prolongamento de horário, focado sobre a arte, a estética, a música, o drama, a experimentação e as primeiras aprendizagens de uma segunda língua, na oficina Play English.
Já o segundo, o PEPPA – Primary English Practice Programme, é um projeto pioneiro no país, que oferece o contacto precoce com a língua inglesa às turmas do 1º e do 2º ano de escolaridade, preenchendo assim a falha que se criava na aprendizagem, entre a saída do pré-escolar e o 3º ano de escolaridade, altura em que o inglês é universal nas escolas.
Oferta do passe escolar
Nesta VI Cimeira da Educação foi ainda debatido o alargamento da medida da oferta do passe escolar aos alunos do ensino secundário que residam a mais de 3km do estabelecimento de ensino ou, que por falta de vaga, frequentem escolas fora do concelho.
Esta medida já está em vigor e abrange mais de 700 alunos, correspondendo a um investimento mensal do município, na ordem dos 20 000€.