O Parlamento dos Jovens trouxe a deputada do PAN, Bebiana Cunha, à Escola Básica do Levante da Maia para um momento de debate com jovens maiatos do 2º e 3º ciclos sobre o tema “Violência doméstica e no namoro”.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. No passado dia 27 de janeiro, foi a vez da escola maiata receber a deputada Bebiana Cunha, do PAN (Pessoas, Animais e Natureza), para um debate cujo tema foi “violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!”.
Em resposta (via correio eletrónico) ao Notícias Maia, Bebiana Cunha afirmou que “os estudantes demonstraram grande interesse e consciência em relação a este flagelo social, indo ao encontro das preocupações que o PAN tem demonstrado nesta matéria”.
Quando questionada sobre a importância deste programa Parlamento dos Jovens para a educação dos jovens, a deputada explicou que “é fundamental, pois permite a aproximação das crianças e jovens à vida política, à Assembleia da República e, em simultâneo, trabalhar as competências fundamentais para a sua participação cívica”.
Sobre o Parlamento dos Jovens
Entre os objetivos do programa está o educar para a cidadania; dar a conhecer a Assembleia da República; promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões; incentivar a reflexão e o debate temático; e estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.
Este programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República (AR) em colaboração com outras entidades. As escolas têm que se candidatar e um deputado que aceite irá à escola. Culmina com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de deputados da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Nestas sessões nacionais, as escolas são convidadas a participar.