O dia de São Valentim celebra-se a 14 de fevereiro um pouco por todo o mundo. Mas quem foi São Valentim? Contamos-lhe a lenda que sobrevive desde o séc. III.
A versão mas conhecida remota ao séc. III. Ora, reza a lenda que o Imperador Cláudio II queria formar um poderoso exército romano e que, para garantir que os jovens se dedicassem mais facilmente à vida militar, decidiu proibir temporariamente a celebração de casamentos.
Contrariando as regras do imperador, o bispo Valentim continuou a celebrar casamentos de forma clandestina. Ao descobrir que o bispo contrariara as suas ordens, o Imperador Cláudio II ordenou que Valentim fosse preso e condenado à morte. Até ao dia da sua execução, o bispo foi recebendo flores e bilhetes enviados por pessoas anónimas como sinal de apoio e consideração pela sua atitude. Esta parte da história explica a troca de postais, cartas e presentes neste dia pelos casais.
Mas a lenda não acaba aqui. Acredite quem quiser, mas a história continua com a filha do carcereiro do bispo Valentim a visitar o condenado e com ambos a apaixonarem-se. E mais! Esta mulher seria cega e, ao chegar perto de Valentim, recuperara de imediato a visão.
Mas a historia não tem um final feliz e o bispo acabara mesmo por ser decapitado num dia 14 de fevereiro de finais dos anos 200. Numa carta escrita à sua amada, o bispo ter-se-á despedido com a expressão “do seu Valentim”, um termo ainda usado para designar “namorado”.
A verdade é que, ao contrário da maioria dos santos católicos que se celebram, São Valentim já não está no calendário dos santos desde 1969. Ou seja, hoje não é oficialmente dia de São Valentim.
Ora, oficial ou não, este dia celebra-se em todo o mundo e é sinónimo de festejar o amor. E se ainda não tem um presente para o dia do namorados, nós temos uma sugestão para si!
Sem presente para o dia do namorados? Temos uma sugestão para si