Café a 50 cêntimos e sandes de presunto a 1,5€? A tendência inicial seria dizer que já não existe, mas a verdade é que não é um sonho e existe mesmo no coração da Maia.
A um minuto da Câmara Municipal da Maia, no número 13 das galerias do Visconde de Barreiros, encontramos a Taberna Visconti. Ao entramos neste espaço temos a sensação de que recuamos no tempo e estamos numa típica taberna nos anos 80. Mas não. Estamos em 2020 e, a carência de um lugar como este na Maia, foi o que levou Paulo Ribeiro a abrir o estabelecimento em 2014.
Poderíamos dizer que as especialidades são o presunto, as alheiras e as bifanas mas a verdade é que, aqui, a especialidade é mesmo a hospitalidade. Ninguém entra sem um bom dia e ninguém sai com um curioso “não se esqueça de espalhar a palavra do senhor”. Nada de religiões, aqui trata-se mesmo do “senhor de Vermoim”. Uma brincadeira que já tem alguns anos e que nasceu de um dos muitos “devaneios”, no bom sentido, de Paulo Ribeiro.
Mas simpatias e histórias à parte, esta é uma boa solução para quem quer fazer uma boa e económica refeição. Há pernas de presunto penduradas ao balcão e esta é mesmo uma das melhores razões para passar por cá. Não desfazendo as bifanas caseiras e es alheiras tradicionais. Uma verdadeira casa portuguesa com sabores da nossa história.
Ainda assim, com todos estes petiscos, a Taberna Visconti não é apenas chegar para comer, beber ou tomar café, e seguir o seu rumo. Aqui vem-se para uma conversa, para uma troca de ideias, para ouvir uma história e para se levar a vida menos a sério. Ao sair, vamos inconscientemente com um sorriso de quem passou um bom momento e claro, um convite para ser parte dos “Forcados Amadores da Maia!”.