A primeira ação da campanha consistiu na colocação de um cartaz no Aeroporto Francisco Sá Carneiro para convidar os milhões de turistas da cidade do Porto a conhecer a Rota do Românico.
O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Rota do Românico uniram-se para lançar uma campanha de promoção para chamar mais turistas às zonas dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.
A Rota do Românico reúne 58 monumentos espalhados por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).
Os milhões de pessoas que passam pelo aeroporto ao longo do ano vão agora deparar-se com a imagem publicitária da Rota do Românico assim como vão poder consultar informações turísticas e agendar visitas aos vários pontos turísticos da rota. A campanha consiste ainda no lançamento de 14 vídeos promocionais que vão ser lançados durante este ano.
Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico, explica que “a mais-valia da Rota do Românico para o turista é estar estruturada e revelar-se como uma espécie de caixa de Pandora, onde funciona muito bem o efeito surpresa e a descoberta de uma história fantástica associada à fundação do País, aliada à particularidade estética da escultura do românico e ao sabor maravilhoso da nossa gastronomia e vinhos”. Recorde-se que a Rota do Românico