A Câmara Municipal da Maia volta este ano a distribuir Cabazes de Natal a famílias carenciadas. As candidaturas podem ser feitas nas Juntas de Freguesia e no Gabinete Municipal de Atendimento, podendo inscrever-se os agregados familiares com dificuldades económicas.
O Cabaz de Natal é constituído por géneros alimentares típicos da época festiva, como bacalhau, azeite, queijo, nozes, aletria e uvas-passas, entre outros e é atualmente distribuído a cerca de 1600 agregados familiares
Esta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal da Maia, ininterruptamente desde 1988, era inicialmente destinada exclusivamente à população idosa, tendo sido alargada na década de 90 a toda a população com dificuldades económicas.
Segundo a autarquia, “embora não constitua uma solução para os problemas sociais e económicos que afetam uma larga faixa da população, o Cabaz de Natal é uma forma de atenuar as dificuldades dos mais desprotegidos, despertando os valores da paz, união, harmonia, partilha e solidariedade, simbólicos da época natalícia”.
A Câmara Municipal da Maia estabeleceu um conjunto de requisitos e condições para atribuição dos referidos cabazes, sustentados em critérios claros e rígidos, contribuindo deste modo para o combate à pobreza e para a inclusão social.
As candidaturas podem ser feitas entre 2 de março a 16 de junho, nas Juntas de Freguesia e de 2 de março a 30 de junho no Gabinete Municipal de Atendimento da Câmara Municipal da Maia.