O seminário “Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula” juntou mais de uma centena de paricipantes no Grande Auditório do Fórum da Maia.
No passado sábado, dia 29 de fevereiro, a Maia discutiu a importância do pensamento crítico na sala de aula num seminário que contou com a presença de mais de 100 professores e participantes. “A evolução dos modelos de ensino em Portugal para que os jovens tenham as competências necessárias para os novos desafios do século XXI” foi o mote para este encontro onde público e oradores puderam trocar impressões.
O seminário foi moderado pela professora Olívia Santos Silva e contou com Caroline Dominguez, Rita Payan Carreira, Helena Silva e José Lopes como oradores. Durante a sessão, os quatro formadores “tentaram definir o conceito de pensamento crítico, compreender quais as suas características, e quais as melhores estratégias de promoção e desenvolvimento deste tipo de pensamento nos estudantes”.
Discutiu-se ainda como aplicar “princípios de aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem cooperativa” que possam desenvolver competências de pensamento crítico dentro da sala de aula.
O seminário foi muito participado e, no final, foi clara a importância do “pensamento crítico como arma útil para o futuro“. Emília Santos, vereadora do pelouro da Educação, assumiu que “a autarquia deve ser agente facilitador desta mudança“, competindo, segundo a mesma, “ao município facultar todas as ferramentas para ajudar a comunidade educativa” nesta “metamorfose” necessária.