A informação da primeira morte por COVID-19 em Portugal foi ontem avançada pelo Porto Canal e entretanto desmentida pela Direção Geral de Saúde.
Foram vários os websites noticiosos a avançar a informação, comunicada inicialmente pelo Porto Canal, daquela que seria a primeira morte em Portugal por covid-19. Na atualização diária feita pela Direção Geral de Saúde (relatório de situação) não existe qualquer registo de morte pela infeção de covid-19. As várias notícias publicadas dando conta desta morte foram entretanto retiradas.
Numa outra publicação no próprio website, a DGS informa a existência de informação falsa a circular nas redes sociais e “apela ao bom senso da população”.
Um outro caso diz respeito a uma mensagem falsa que estava a circular com a informação de que pessoas que “tivessem viajado para os Açores no dia 2 de março e num barco no dia 4 de março”, deveriam contactar o contactar o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) porque estariam pessoas infetadas com covid-19 nesses dois trajetos.
A DGS tomou conhecimento e “garante que esta informação é totalmente falsa e lamenta e condena este tipo de atitudes que em nada contribuem para o combate a este novo surto“.
“A DGS apela ao bom senso da população para apenas contactar o Centro de Contacto SNS 24 com efetivas suspeitas de sintomas de doença e para a atenção quanto à circulação nas redes sociais informação e mensagens não oficiais e não confirmadas, de forma a evitar alarmismos infundamentados” – lê-se no comunicado.