Cidade da Maia, São Pedro Fins e Folgosa foram os primeiros locais abrangidos por esta medida.
Apesar de haver falta de comunicação oficial, o NOTÍCIAS MAIA continua a trabalhar para o informar sobre a realidade no concelho da Maia.
Ainda não há uma comunicação oficial desta decisão, mas foi dado a conhecer em publicações nas redes sociais que está em curso a limpeza a alta pressão com desinfectante.
Segundo o que é indicado numa publicação na rede social Facebook, no perfil pessoal da vereadora da Câmara da Maia, Marta Peneda, as equipas estiveram no “Centro da Maia, São Pedro Fins e Folgosa”, higienizando “papeleiras, paragens, bancos, cabines telefónicas, moloks e ecopontos”.
O presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, confirmou um reforço da “lavagem de arruamentos e de paragens de transportes públicos”, num video publicado na manhã deste sábado.
Vários municípios e freguesias já adotaram a medida
A título de exemplo, Matosinhos está há vários dias a limpar “zonas onde haja maiores contactos de pessoas, nomeadamente em paragens de autocarros, caixotes e contentores do lixo, muros ou semáforos”. As viaturas municipais também estão a ser desinfetadas, sobretudo as da GNR, PSP ou bombeiros.
Os metros de Lisboa e do Porto e as empresas de autocarros anunciam no passado dia 11 de março, um reforço da limpeza, especialmente nas áreas de “maior contacto manual”, e medidas de precaução para evitar casos de contágio a bordo.
Maia continua à espera de centro de rastreio do novo coronavírus
Depois de ter sido anunciada a disponibilidade da autarquia para criar um centro de rastreio do novo coronavírus, no passado dia 18 de março, tal ainda não se concretizou, nem é ainda conhecida uma data para este meio de despiste entrar em funcionamento.
O muicipio do Porto foi o primeiro do país a disponibilizar esta solução, no passado dia 18 de março, resultado de uma parceria entre a Câmara do Porto, ARS-Norte e laboratório Unilabs Portugal. Está desde então a receber pacientes, previamente referenciados pelo SNS, para fazer rastreios.
O equipamento tem uma capacidade de realização de cerca de 400 testes diários numa primeira fase, podendo evoluir para perto de 700 testes por dia.