A Liga de Amigos do Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo apela a toda a comunidade para que sejam doados materiais de proteção aos profissionais de saúde.
Máscaras cirúrgicas, toucas de proteção, batas, fatos de proteção e álcool são alguns dos materiais de proteção que estão a fazer falta em vários centros de saúde do país. A Liga de Amigos do Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo (LACESMAIA) apoia voluntariamente as ações dos profissionais das instituições e os seus utentes. Atualemente, tendo em conta a pandemia de covid-19, a Liga de Amigos está a pedir à comunidade materiais de proteção para que estes sejam entregues onde estão a fazer falta.
No apelo pode ler-se que esta ação tem como objetivo ajudar a que “os profissionais de saúde do ACES Maia/Valongo possam dar resposta efetiva e em segurança aos cerca de 250.000 utentes inscritos”.
A LACESMAIA explicou ao NOTÍCIAS MAIA que todas as pessoas que tenham este material e que o queiram doar aos profissionais de saúde devem entrar em contacto através da página do facebook LACESMAIA – Liga de Amigos do ACES da Maia ou pelo e-mail [email protected]. “Isto para podermos avaliar a doação, combinar horários e disponibilidades. Pois as doações serão todas centralizadas e depois distribuídas pelas unidades mediante as suas necessidades”, explicou uma das voluntárias deste grupo.
O material de proteção procurado de forma “urgente” é o seguinte:
- Máscaras Cirúrgicas;
- Máscaras P2;
- Toucas de proteção;
- Batas;
- Fatos de proteção;
- Óculos de proteção;
- Álcool;
- Solução anti-séptica de base alcoólica;
- Desinfetante de superfícies;
- Toalhetes desinfetantes.
A LACESMAIA está a preparar “uma plataforma para congregar todas as ofertas” e, a quem possa ajudar, basta que “informe qual o material, quantidades, local de recolha e horários”.