Cinco idosos já foram transportados para o hospital devido ao agravamento da situação
Após o registo de duas vitimas mortais no lar d’O Amanhã da Criança, foram realizados 13 testes a utentes da instituição. Desses testes, 10 foram positivos para a infeção com Covid-19, sendo agora 20 os casos de infeção entre funcionárias e utentes.
Jose Manuel Correia pede que sejam realizados mais testes, tanto a utentes como a funcionários, tecendo ainda duras criticas às autoridades de saúde, afirmando que “é uma vergonha o que se passa com a saúde publica em Portugal. O concelho da Maia não tem autoridade de saúde que dê resposta em tempo útil a situações deste género”.
O presidente da instituição ameaça ainda “tomar medidas drásticas” se nada for feito pelas autoridades.
Câmara do Porto vai testar 1500 idosos
Ideia partiu do Município liderado por Rui Moreira e é inédita em Portugal. Vai ser realizada com o apoio do Hospital de São João e dos Centros de Saúde, implicando a montagem de unidades de cuidados na Pousada da Juventude e no SuperBock Arena / Pavilhão Rosa Mota com o apoio do Exército, que ali montará 300 camas.
Todos os cidadãos idosos a residir em lares ou residências coletivas na cidade do Porto vão ser testados nos próximos dias para a COVID-19, assim como os funcionários dessas instituições.
Para o efeito, o Município do Porto está a recrutar soluções de pessoal auxiliar em regime de voluntariado ou mobilidade, que possam ajudar e melhorar a resposta no auxílio à população não infetada, deslocalizada e em acompanhamento. “A ideia é segregar completamente cidadãos idosos infetados e não infetados e acompanhar ambos”, revelou a Câmara do Porto.