Há um novo serviço de mensagens curtas criado para ajudar as vítimas de violência doméstica em tempo de isolamento.
Em plena pandemia de Covid-19 somos aconselhados a ficar em casa pelo bem de todos. Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, preocupada com a eventual escalada de violência doméstica em período de confinamento, pensou numa alternativa eficaz para acudir as vítimas.
“No isolamento, estamos consigo. Escreva quando não pode falar. SMS 3060. Se é vítima de violência, peça ajuda.” – É esta a mensagem deixada pelo Governo de forma a ajudar as vítimas de violência doméstica no período de quarentena. Antes desta medida, o Governo já havia reforçado a linha telefónica para vítimas de violência doméstica (800 202 148) e criado o e-mail de emergência ([email protected]).
Esta linha SMS é gratuita e confidencial isto porque, para Rosa Monteiro, “tinha de haver garantia de não registo do número nas faturas”. Funciona os sete dias por semana durante as 24 horas do dia.
Se estiver numa situação de violência, envie um SMS de texto rápido para o número 3060 a pedir ajuda e, do outro lado, terá uma equipa da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género articulada com a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica. Não está sozinho/a. Peça ajuda!