Os cerca de 80.000 euros foram angariados em São Mamede e em São Romão, na vila do Coronado, para obras nas paróquias. Foram agora doados ao Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) para ajudar a combater a pandemia.
Segundo orientações do conselho de administração do CHUSJ foram encomendadas 36 bombas de perfusão (instrumentos médicos eletrónicos para a administração intermitente ou contínua de fluidos, como medicação) e cinco estações (monitores). Este material que deve chegar dentro de duas a três semanas.
Desta soma doada, 60 mil euros dizem respeito ao valor arrecadado na paróquia de São Mamede do Coronado pra reabilitar a residência paroquial. Os restantes 20 mil euros, provenientes de São Romão do Coronado, destinavam-se a obras de requalificação da capela de S. Bartolomeu, do salão paroquial e de um parque.
“As obras poderão ser realizadas mais à frente. Agora é o momento de salvarmos vidas humanas e essas não têm preço” afirmou o padre Rui Alves, de 36 anos.
“O CHUSJ agradece a enorme generosidade e solidariedade demonstradas pelo Padre Rui Miguel Alves, neste momento de enorme dificuldade para todos. A história que envolve esta doação, muito além da importância e da necessidade do material oferecido, sensibiliza imenso os profissionais do CHUSJ”, comentou hoje fonte do Hospital.
Na Trofa, o boletim da DGS aponta atualmente a existencia de 35 casos confirmados de Covid-19. Em Portugal já se registaram 187 mortes e há 8.251 casos confirmados de infeções.