Um canal de televisão na Bélgica enumerou algumas razões que, na sua ótica, poderão explicar o porquê de Portugal parecer estar a ser poupado nesta epidemia.
“Porque é que Portugal parece estar a ser poupado?” – A pergunta é feita pela RTBF, canal de televisão da Bélgica, e logo depois são enunciadas algumas ações que poderão ser a resposta a esta pergunta e para o facto de Portugal não estar a ser tão afetado pelo novo vírus como outros países da Europa.
A televisão belga explica que a localização geográfica poderá ter ajudado visto que Portugal só faz fronteira com Espanha e é mais fácil o “controlo da entrada de pessoas no país”.
Para a RTBF, o facto do estado de alerta ter sido implementado desde cedo também foi um ponto a favor. “As medidas foram antecipadas, viram o que se estava a passar noutros países e disciplinaram-se” conta o canal anunciando ainda que, poucos dias depois, foi declarado estado de emergência.
Também a “generosidade” da população foi referida, dando como exemplo a medida tomada pelo Governo de regularizar a situação dos imigrantes, concedendo-lhes o direito a residência até 30 de junho. As medidas reforçadas para o período da Páscoa também foram mencionadas.
O canal de televisão aponta ainda outro fator que pesou nas decisões do Governo: o “Serviço Nacional de Saúde tem debilidades e isso fez com que Portugal antecipasse os problemas“.