O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde fez um novo balanço nesta segunda-feira e lembrou que este vírus é mais letal do que a gripe de 2009.
Nesta segunda-feira, dia 13 de abril, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), fez um novo balanço dos dados da epidemia e lembrou que a sua taxa de mortalidade é dez vezes superior à da gripe suína.
“Sabemos que o Covid-19 se espalha rapidamente e sabemos que é mortal – dez vezes mais mortal que a pandemia de gripe de 2009. Sabemos que o vírus pode espalhar-se mais facilmente em ambientes cheios de pessoas, como casas de repouso e lares. Sabemos que a descoberta precoce de casos, testes, isolamento, cuidados a todos os casos e mapear todos os contatos é essencial para interromper a transmissão“, afirma o diretor-geral.
Tedros Adhanom acrescenta que “as experiência de vários países estão a dar-nos uma imagem mais clara sobre este vírus, como ele se comporta, como pará-lo e como tratá-lo” mas que é preciso compreender que, no que toca ao controlo da epidemia, “a descida é muito mais lenta do que a subida. Isso significa que as medidas de controlo devem ser levantadas lentamente e com controlo”
Segundo o mapa criado pela Universidade John Hopkins, nos EUA, que tem como fonte dados a Organização Mundial da Saúde, os Centros para Prevenção e Controlo de Doenças dos EUA e da China assim como a Comissão Nacional de Saúde da China, até à data já foram infetadas mais de 1 milhão e 800 pessoas e mais de 118 mil perderam a vida devido ao Covid-19.