Piratas informáticos ameaçam divulgar dados confidenciais e exigem 10 milhões de euros de resgate à EDP
A EDP foi ontem alvo de um ataque informático de grandes dimensões. Os piratas, que conseguiram ter acesso a um servidor interno da empresa, exigem agora dez milhões de euros de resgate. Alegam ter na sua posse 10 Terabytes de dados e ameaçam torná-los públicos ou vendê-los. Serão informações sobre finanças, recursos humanos e gestão, garante o JN,
Os piratas querem que o pagamento seja realizado numa moeda virtual, o Bitcoin, e exigem 1580 bitcoins, de acordo com o mesmo jornal. Cada unidade vale 6250 euros e, feitas as contas, os hackers pedem 9,8 milhões de euros e deram um prazo de cerca de 21 dias para que a elétrica nacional proceda ao pagamento do resgate.
Em comunicado citado pela Observador, a empresa confirmou que foi atingida a sua “rede corporativa” e que o ataque “está a condicionar o normal funcionamento de uma parte dos seus serviços e operações”. “Não se regista, contudo, qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia. Os serviços críticos de supervisão e controlo da rede elétrica de distribuição estão a operar normalmente, embora com adaptações decorrentes de algumas limitações”, completou a EDP.
Para conter os efeitos do ataque, foram aplicadas “medidas de prevenção e proteção dos sistemas que suportam as operações” da empresa, estando a ser “analisada a origem e a anatomia deste incidente, para que os serviços e operações em causa sejam rapidamente restabelecidos”.
De acordo com o jornal ECO, que cita a Agência Lusa, fonte oficial da EDP disse que a empresa desconhecia quaisquer informações sobre um alegado resgate.
“O próximo ataque será realizado na Altice Portugal”
O grupo CyberTeam publicou no Twitter uma mensagem onde reclama a autoria do ataque, referindo que a Altice é o próximo alvo e onde diz ainda, “fique atento, 25 de abril está chegando”.
EDP – Energias de Portugal ataque realizado por CyberTeam Portugal, o próximo ataque será realizado na Altice Portugal, afetando os serviços MEO entre outros… 🤓
ps: fique atento, 25 de abril está chegando!
Report: https://t.co/CbtF5qhk4n#CyberTeam #TangoDown #OP25Abril pic.twitter.com/4wf0ek8k0J— CyberTeam (@CyberTeamReborn) 13 de abril de 2020