A operação vai realizar-se em todo o país e decorre entre esta sexta-feira, dia 17, e a próxima segunda-feira, dia 20 de Abril.
Esta Operação “Fique em Casa II” vai consistir no patrulhamento nas estradas e em ações de fiscalização e sensibilização junto da população. Começa hoje, dia 17, e prolonga-se até à próxima segunda-feira em todo o território nacional.
A guarda Nacional Republicana fez saber que o objetivo deste reforço é “apoiar a população e garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência”. Segundo comunicado, o trabalho dos militares vai passar pela verificação do cumprimento do confinamento obrigatório pelo apoio aos mais vulneráveis e desfavorecidos.
Neste sentido, de apoio aos mais vulneráveis, a GNR vai continuar a promover o programa “65 Longe+Perto”. Este programa passa pelo contacto com a população mais idosa, sobretudo a que vive sozinha e isolada, para prestar esclarecimentos sobre as regras específicas decretadas pelo estado de emergência e procurar sinalizar situações de idosos que devido ao maior isolamento social necessitem de uma abordagem psicológica. Nestes casos, a GNR afirma que, numa segunda linha de apoio, serão disponibilizados psicólogos do Centro Clínico da GNR.
A força de segurança em questão tem partilhado vários conteúdos nas suas redes socias como fotografias durante os patrulhamentos ou infografias para manter a população informada. “Realizamos operações de fiscalização para garantir o cumprimento das restrições de circulação, com o objetivo de garantir a saúde e segurança de todos. Facilite o nosso trabalho, tenha a documentação necessária consigo“, pode ler-se numa destas publicações.
A presença da GNR nas ruas tem sido constante. Poucos dias antes da Páscoa, decorreu uma operação STOP de fiscalização e sensibilização na EN13, Guardeiras, na Maia. Assista aqui à reportagem do NOTÍCIAS MAIA no local.
https://www.facebook.com/NoticiasMaia/videos/242493223567421/