Promover a igualdade de oportunidades na nossa comunidade. Foi esta a premissa que levou Paula Sá a criar a Jafetos em 2016 juntamente com 25 voluntários. Aqui faz-se essencialmente apoio ao estudo a jovens que não têm possibilidade de pagar uma explicação. O Notícias Maia falou com a presidente da associação para conhecer a missão da Jafetos.
A associação, que leva a cabo vários projetos de solidariedade no concelho da Maia ganhou o seu nome, Jafetos, da junção da letra “j”, de jovens, com a palavra afetos.
O principal e primeiro projeto a nascer foi “O Bem que te fazia se te ajudasse uma hora por dia”. Trata-se de apoio ao estudo a jovens que, na maioria dos casos, não teriam a possibilidade de frequentar uma sala deste tipo.
Atualmente estão envolvidos neste projeto 15 voluntários, dos 18 aos 25 anos, que dão explicações a 22 alunos do 5º ano ao 12º ano. Além destes voluntários, também dão explicações uma professora reformada e um professor a frequentar um doutoramento.
Este acesso à igualdade de oportunidades contou, no início, com a Câmara Municipal da Maia que cedeu à Jafetos uma sala no Fórum Jovem para que fosse possível realizar as explicações e outras atividades.
“Não está em causa o lucro, só a subsistência”
Depois do empurrão inicial da cedência do espaço, a associação faz os possíveis para manter a subsistência. Para isso, pede a todos os pais que façam um donativo no início do ano e que é adequado tendo em conta o escalão do abono de família na escola. Paula Sá, presidente da associação, explica-nos que esse pagamento é ajustado e que há sempre a sensibilidade em compreender cada situação.
Estes contributos fazem com que a Jafetos tenha algum dinheiro para fazer atividades, como visitas de estudo, e ajudar voluntários e alunos com a alimentação.
Além disso, a associação conta com a contribuição de alguns sócios que pagam uma quantia anual de 12€. Qualquer pessoa pode tornar-se sócia, basta querer fazer parte e procurar a associação.
Mais projetos além do estudo
Apesar de ser a sua atividade central, a Jafetos não é só o apoio ao estudo. Aqui há atividades como a dança contemporânea, as danças de salão (para adultos) e a celebração de datas especiais. Pontualmente, fazem-se palestras de motivação, angariações solidárias e todos os voluntariados pontuais que se enquadrem na missão da associação.
“Alargar o projeto a mais alunos”
Paula Sá conta que um dos grandes objetivos da associação é “alargar o projeto a mais alunos” mas que, para já, não têm essa possibilidade. Esperam conseguir, no futuro, ter um espaço maior e uma carrinha para poder deslocar os estudantes à escola e vice-versa.
A Jafetos gostava também de contar com mais jovens voluntários. Ainda assim, tendo em conta a procura por parte de pessoas mais velhas que gostam do conceito e querem ajudar, Paula Sá pondera sempre novos projetos e novas ideias para dinamizar a associação.