A iniciativa aconteceu em vários hospitais do país nesta sexta-feira.
Durante a tarde desta sexta-feira, o Hospital de Santo António, no Porto, foi um dos homenageados pelas Forças de Segurança e Corporações de Bombeiros. A iniciativa incluiu um desfile de viaturas das forças de segurança envolvidas, o Hino Nacional tocado pela Banda da Guarda Nacional Republicana e cantado por todos e ainda a entrega simbólica de um testemunho a agradecer “o trabalho e o profissionalismo” dos profissionais de saúde. Na escadaria e nas varandas do hospital estiveram algumas dezenas de profissionais alinhados para receber simbolicamente essa mesma homenagem.
Forças de segurança e corpos de bombeiros realizaram esta sexta-feira uma ação de agradecimento aos profissionais de saúde pelo seu “esforçado trabalho” no combate à pandemia de covid-19. Este agradecimento foi simbolizado junto de alguns hospitais de referência no combate à pandemia ou instituições de emergência e socorro que têm apoiado a ação das forças e serviços de segurança. No Porto, foram visitados os hospitais de São João, de Santo António, Pedro Hispano e de campanha do Porto.
Sobre a cerimónia simbólica, Nuno Carocha, porta-voz da Direcção Nacional da PSP, explicou há dias que seria breve “para não impedir o normal funcionamento das instituições”. À iniciativa da PSP, juntaram-se a Guarda Nacional Republicana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Polícia Marítima, as polícias municipais e corpos de bombeiros.