Ao todo, foram doadas mais de 100 mil máscaras a 8 autarquias, associações e a forças de segurança.
Esta doação surge poucos dias depois da União dos Imigrantes Chineses ter oferecido 5 mil destes equipamentos ao município.
As máscaras de proteção individual foram oferecidas pela cidade chinesa de Lanxi e pelo Instituto Lanxi Hongze Charity Hall tendo sido o processo liderado pela Liga dos Chineses em Portugal. Esta Liga inclui várias pessoas pertencentes à Comunidade Chinesa em Portugal de norte a sul. Em declarações ao NOTÍCIAS MAIA, Y Ping Chow, presidente desta mesma Liga, afirmou que têm sido feitas várias doações para que Portugal possa combater esta Pandemia de Covid-19.
A cerimónia de entrega dos equipamentos aconteceu no passado dia 23 de Abril, na Câmara Municipal de Alenquer, e contou com a presença de um representante de cada entidade que veio a receber a doação. As 8 mil máscaras chegaram à Maia nesse mesmo dia.
Em concreto, a doação destinou-se: às Câmaras Municipais da Maia, Alenquer, Mirandela, Vila do Conde, Condeixa, Santa Maria da Feira, Matosinhos e Ovar; à Associação Comercial e Industrial de Barcelos; ao Alto Comissariado para a Migração; à PSP do Porto; à GNR do Porto e ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
A Comunidade Chinesa em Portugal tem feito inúmeras doações à Câmara Municipal da Maia e, no passado dia 22 de abril, a União dos Imigrantes Chineses doou 5 mil máscaras. Também no final do mês de março, a Liga da Mulheres Chinesas do Porto, que está relacionada com esta Liga dos Chineses em Portugal, havia feito uma doação de 5 mil máscaras à autarquia.
Câmaras de Valongo, Gaia e Matosinhos vão oferecer máscaras aos munícipes