As autoridades ambientais estão a procurar no rio Douro um crocodilo do Nilo com cerca de 250kg.
O crocodilo foi avistado por três pessoas no rio Douro, na zona de Pesqueruela, em Valladolid, Espanha, de acordo com o jornal espanhol El País. O jornal refere que será um crocodilo do Nilo, uma espécie “muito agressiva”, que terá sido abandonado por alguém que o terá tido como animal de estimação.
Desde sexta-feira que a polícia, os biólogos e a Guarda Civil procuram pelo réptil com recurso a drones e buscas nas margens da parte espanhola do Douro. O animal já foi avistado por três pessoas entre sexta-feira e sábado e entretanto foram descobertos dois ninhos numa zona utilizada por banhistas e pescadores.
A área onde o crocodilo foi avistado foi isolada, para evitar a aproximação de pessoas, e as autoridades estão a procurar o crocodilo com a ajuda de drones. Também espalharam armadilhas para o tentar capturar.
Continúa movilizada la Policía Local de Simancas y el Servicio de Protección de la Naturaleza de la Guardia Civil -SEPRONA- para localizar al cocodrilo🐊 que ha sido visto en la confluencia del río Duero y el río Pisuerga, #Valladolid Imagen del @nortecastilla pic.twitter.com/rCy3B6IXpv
— 112 Castilla y León (@112cyl) June 7, 2020
Os machos, às vezes, podem ultrapassar os seis metros e ter mais de uma tonelada de peso. Este animal pertence à segunda maior espécie de crocodilos que existe no planeta. O seu habitat natural é em África, continente onde representa uma das causas de mortes humanas registadas, dado que são carnívoros.