Durante os últimos meses, devido à pandemia de Covid-19, os SMEAS suspenderam os cortes de abastecimento de água. Em julho, o procedimento voltará a acontecer no caso de mora no pagamento da fatura de água, saneamento, e resíduos sólidos urbanos.
De acordo com nota informativa dos SMEAS, a instituição municipal vai “reiniciar o procedimento de interrupção do fornecimento da água, por mora no pagamento da fatura de água, saneamento, e resíduos sólidos urbanos” já a partir do início de julho.
Recorde-se que, durante o período da pandemia de Covid-19 em que muitas pessoas se viram obrigadas a deixar de trabalhar, este procedimento esteve suspenso e ninguém ficou sem água por não pagar a fatura. Em julho, isso já não acontece.
De fora desta equação ficam as pessoas que se encontrem “em situação de desemprego, quebra de rendimento do seu agregado familiar igual ou superior a 20%, ou, ainda, se estiver infetado por Covid-19“. Todas estas condições terão de ser informadas e comprovadas junto dos Serviços Municipalizados da Maia “por forma a não lhe ser interrompido o fornecimento de água”.