A Federação Distrital do Porto do Partido Socialista apoia as decisões tomadas pelo Governo do PS nas intervenções levadas a cabo na TAP e na Efacec, que considera serem duas empresas fundamentais para o desenvolvimento do país.
A Federação Distrital do Porto do PS, em comunicado enviado a esta redação, defende que a “solução para a TAP”, é a “garantia de que a companhia aérea nacional assegure a coesão territorial e as ligações europeias e internacionais, essenciais no contexto da diáspora portuguesa e na relação com os Países de Língua Oficial Portuguesa”.
Para os socialistas do Porto, a “recuperação do controlo da TAP por parte do Estado afigura-se como determinante para a retoma da atividade da transportadora a partir do Aeroporto do Porto”.
Considera no entanto que “após cinco anos de gestão privada, a salvação da empresa com dinheiro público apenas se justifica se a TAP conseguir, de facto, responder às necessidades de transporte aéreo de todo o País, e em particular da Região Norte, mantendo ou até incrementando os níveis de operacionalidade anteriores à crise provocada pela pandemia por COVID-19”.
Governo pode “estabilizar” a Efacec
Já no que respeita à nacionalização temporária da Efacec, “a intervenção do Governo permitirá estabilizar a situação frágil da empresa, afetada pelo chamado processo Luanda Leaks”, afirmam os socialistas.
A nacionalização “afirma-se como essencial para assegurar os seus postos de trabalho, bem como para desbloquear a sua atividade manifestamente importante para o tecido empresarial português, para as exportações nacionais e para o futuro assente na sustentabilidade energética e ambiental e na mobilidade”.