A CãoViver e o Cantinho do Tareco estiveram no abrigo que foi consumido pelas chamas em Santo Tirso e resgataram alguns animais a precisar de cuidados. Saiba como pode ajudar estas associações.
O incêndio que se iniciou no sábado, numa zona florestal da freguesia de Sobrado, concelho de Valongo, propagou para a freguesia de Agrela, no concelho de Santo Tirso, e atingiu parte de um abrigo de animais. 52 cães e dois gatos perderam a vida neste incêndio.
O caso está a ser muito polémico pelo facto dos populares afirmarem que, depois de controlado o incêndio, não lhes foi permitido entrar no abrigo para resgatar os animais feridos e a precisar de cuidados. A GNR terá alegado o direito de propriedade dos donos do abrigo e impedido que as pessoas entrassem para auxiliar os animais. Ainda assim, dezenas de pessoas se deslocaram ao local do incêndio e conseguiram retirar parte dos animais que sobreviveram.
Da Maia, deslocaram-se a Santo Tirso voluntários do Cantinho do Tareco e da CãoViver. Estas duas associações maiatas funcionam exclusivamente graças ao trabalho de voluntários que não se descartaram e uniram esforços para resgatar e ajudar os animais feridos.
São dezenas os vídeos e imagens partilhadas nas redes sociais que mostram dezenas de animais carbonizados assim como o mau estado dos patudos e felinos que conseguiram sobreviver.
A tragédia está a chocar Portugal e a petição pública “Justiça pela falta de prestação de auxílio aos animais do canil cantinho 4 patas em Santo Tirso“ já recolheu mais de 142 mil assinaturas.
O NOTÍCIAS MAIA já deu a conhecer o Cantinho do Tareco e a Associação CãoViver e sabe que todo o trabalho que aqui se faz enfrenta diariamente problemas como a falta de subsídios e a dificuldade em pagar as contas de ração, veterinário e espaço. Se puder e quiser ajudar estas associações, pode entrar em contacto diretamente com os abrigos.
Para donativos monetários:
CãoViver: PT50 0035 0429 00052823930 16
Cantinho do Tareco: PT50 0033 0000 4554 5882 5580 5
“É muito bom saber que contribuímos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”