O contrato entre o Município e a Associação Animais de Rua, celebrado inicialmente em 2019, foi agora reforçado pela Autarquia em 10 mil euros.
A Câmara Municipal da Maia, em comunicado enviado ao NOTÍCIAS MAIA, sublinhou que “ampliou assim os recursos financeiros disponíveis para o Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), que pretende controlar a multiplicação de animais sem dono nas ruas do Concelho, bem como obter mais informação sobre o número de colónias existentes em território maiato, a sua localização e o impacto nos ecossistemas locais, com total cumprimento da legislação e respeito pelos direitos dos animais”.
Segundo a informação revelada pela autarquia, desde setembro passado, este Programa permitiu que fossem capturados e esterilizados mais de 100 gatos, que foram depois devolvidos aos seus habitats de origem.
Esta atuação, em parceria com a Associação Animais de Rua, tem tido “crescente importância para a Autarquia, que considera o bem-estar animal uma das suas preocupações fundamentais nesta matéria”.