Em causa está um cartoon publicado no “Inimigo Público”, suplemento do jornal Público, onde surge uma figura vestida com a farda de um polícia. PSP considera que cartoon “associa a PSP a um qualquer movimento político-ideológico”.
A Polícia de Segurança Pública anunciou na passada sexta-feira que vai apresentar queixa ao Ministério Público por causa de um cartoon, assinado por Nuno Saraiva, publicado na capa do “Inimigo Público”, suplemento do jornal “Público”, por “considerar que os factos referidos ofendem a credibilidade, o prestígio e a confiança devidos à instituição”.
A PSP considera que este cartoon “associa a PSP a um qualquer movimento político-ideológico” lamentando que “a leviandade com que o jornal e o cartoon em questão feriram a boa imagem da instituição e dos polícias que nela servem e protegem os nossos concidadãos”
O autor do cartoon considerou, entretanto, que “criminoso é acharem que isto é um crime, que um criativo, um jornalista, um opinion maker, um cartoonista não pode ter direito à sua liberdade de expressão”. Já o diretor do Inimigo Público, Luís Pedro Nunes, afirmou que, “quando uma sociedade começa a ir atrás dos cartoonistas, é sempre sintomático de qualquer coisa”.
Veja a capa do Inimigo Público na íntegra: